NOTÍCIAS

05-MAR-2021

16 DE MARÇO, DIA DO OUVIDOR

OUVIDOR, O AGENTE DE MUDANÇA NA DEFESA DOS DIREITOS DO CLIENTE/CIDADÃO, USUÁRIOS DOS SERVIÇOS PÚBLICOS E PRIVADOS.

05 DE MARÇO DE 2021

DIA DO OUVIDOR

Fruto da evolução no atendimento ao consumidor surgiram instrumentos legais para a defesa do cidadão nas diversas instâncias. Organizações se formaram com o intuito de representar, na esfera pública e privada, as demandas oriundas do cidadão inconformado. Neste contexto, no dia 16 de março de 1995, foi fundada a Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO Nacional), com o objetivo de estimular e promover o congraçamento e o relacionamento entre todos aqueles que exerçam a função de Ouvidor/Ombudsman no Brasil, como também os que atuam em atividades de defesa da cidadania, do consumidor e do meio ambiente. Dezessete anos depois, o dia 16 de março foi oficializado como o Dia Nacional do Ouvidor, por meio da Lei Federal nº 12.632/2012. Já no ano 2003, com a fundação da Seccional Santa Catarina da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO-SC), o Estado passou a ter voz ativa, reunindo lideranças focadas na representatividade, na prestação de serviços e buscando iniciativas como a capacitação de Ouvidores, e, mais tarde, incluindo a sua certificação. Para alcançar esses objetivos encontrou uma parceria, a OMD Soluções para Ouvidorias, que não só organiza os cursos de capacitação e certificação, como também fornece ferramentas para que as Ouvidorias se transformem em verdadeiras ferramentas de gestão, como foco na melhoria de processos, produtos e serviços. Esta parceria é responsável pela formação de milhares de ouvidores em todo o Brasil.

A propósito desta data tão especial, destacamos um dos conteúdos do Curso de Capacitação e Certificação em Ouvidoria, promovido pela ABO-SC e OMD, que trata dos atributos que devem estar presentes no exercício diário de um Ouvidor. O professor Silvio Luzardo tem destacado alguns atributos como essenciais, na opinião dos próprios Ouvidores:

1. Tolerância

2. Sintonia

3. Saber Ouvir

4. Boa Vizinhança

5. Legitimidade

Assim, concluímos que o Ouvidor se apresenta diante de grandes desafios para estabelecer um ponto de acordo entre as instituições e seus usuários. O papel do Ouvidor requer atenta e contínua qualidade no atendimento e atenção direta aos anseios de cidadãos e consumidores, cada vez mais exigentes e bem informados.

O caminho é longo, mas repleto de desafios enriquecedores ! …

Fonte ( http://www.abo-sc.org.br/16-de-marco-dia-do-ouvidor-2/ )

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Educação Há 167 dia(s)

A Prefeitura de Uruburetama através da Secretaria de Educação, adere ao PROGRAMA BRASIL NA ESCOLA.

O referido Programa oferece a valorização de boas práticas pedagógicas e apo [...]

#SAUDE Há 171 dia(s)

Seguimos Vacinando!

O momento de receber a vacina contra a COVID-19 é sempre emocionante. E o tr [...]

#AssistênciaSocial Há 171 dia(s)

Entrega de Fardamentos

Entrega dos Fardamentos dos 29 Jovens selecionados para participar do Programa Primeiro Passo na modalidade Jovem Aprendiz!

#AssistênciaSocial Há 171 dia(s)

Entrega de Cestas Básicas

Entrega de Cestas Básicas as famílias vulnerabilizadas referenciadas pelos Equipamentos Socioassistenciais.

#Limpeza Há 171 dia(s)

Limpeza pública

A Prefeitura de Uruburetama juntamente com a Secretaria de Obras, está inten [...]

#Infraestrutura Há 171 dia(s)

Manutenção da iluminação pública.

O Governo Municipal de Uruburetama realiza ampliação da iluminação pública, [...]

#Infraestrutura Há 214 dia(s)

Manutenção e instalação da Iluminação pública na localidade do Mundaú.

Estamos fazendo manutenção e instalação da Iluminação pública na localidade [...]

#Limpeza Há 215 dia(s)

Limpeza geral do CRAS (Antigo Polo).

Confira o antes e depois da limpeza geral do CRAS (Antigo Polo). Estamos tra [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Um pouco insatisfeito

Neutro

Um pouco satisfeito

Muito satisfeito

INSTITUCIONAL

PREFEITO(A): FRANCISCO ALDIR CHAVES DA SILVA

CNPJ: 07.623.069/0001-10

CONTATOS

(85) 3353.1554

ouvidoria@uruburetama.ce.gov.br

ENDEREÇO E HORÁRIO

PRAÇA SOARES BULCÃO, Nº 196 CENTRO, CEP: 62650-000

DE SEGUNDA A SEXTA DAS 8:00 AS 14:00

© 2021 Assesi. Todos os Direitos Reservados.