O Município

Dados do município.

Dados do município/localização

Fundação: 01/08/1890
Emancipação Política: 1 DE AGOSTO DE 1890
Gentílico: URUBURETAMENSE
Unidade Federatíva: CEARÁ
Mesorregião: NORTE CEARENSE
Microrregião: URUBURETAMA
Distância para a capital: 110 KM

Dados de características geográficas

Área: 97,11
População estimada: 20991
Densidade: 216,16
Altitude: 210
Clima: TROPICAL SUBÚMIDO
Fuso Horário: UTC-3
Uruburetama é um município brasileiro do estado do Ceará. Pertence à Região Geográfica Intermediária de Fortaleza e à Região Geográfica Imediata de Itapipoca (anteriormente pertencente à mesorregião do Norte Cearense e à microrregião de Uruburetama). Desenvolveu-se às margens do rio Mundaú, no nordeste do país. Conhecida como Terra da Banana e Arraial, sua população, segundo o censo do IBGE de 2014, era de 20 991 pessoas.[7] "Uruburetama" é uma palavra tupi que significa "terra dos urubus", através da junção dos termos uru'bu ("urubu")[8] e retama ("terra"). O município completa em 19 de novembro de 2019, 299 anos de colonização oficial.[9]
Primórdios
No Século XVII, com a definitiva ocupação da terras da Capitania do Siará Grande pelos portugueses, esta região começou a ser ocupada pela lei de Sesmarias. O povoado de Uruburetama teve sua colonização oficial em 19 novembro de 1720,[10] com a concessão de uma sesmaria ao capitão-mor Bento Coelho de Morais e à sua neta Maria Assunção, assinada pelo capitão-mor Manuel Francês. Anos mais tarde, essas terras foram herdadas pelo tenente-coronel Manuel Pereira Pinto e sua mulher, Florinda Coelho de Morais fez doação de 3 léguas ao padre Estevão Velho Cabral de Melo, para patrimônio sacerdotal. Em 1761, surgiu, pela primeira vez, o topônimo "Sítio Arraial", em um documento em que o padre Estevão revertia as terras aos seus doadores, reservando para si apenas um quarto de légua onde, já em 1878, os padres João Francisco Dias Nogueira e José Tomaz de Albuquerque concluiríam a construção do templo da paróquia, atual Igreja Matriz de Uruburetama, graças a doações do povo.

Em 1869, pela lei provincial nº 1277 de 05 de setembro, foi criado o distrito de Paz da povoação do Arraial. Já em 15 de dezembro de 1885 o distrito de São João da Imperatriz é criado pela provincial nº 2212.[11] Em 1 de agosto de 1890, pelo Decreto 34, o povoado foi elevado a vila com o topônimo de São João do Arraial. Porém, no ano seguinte, aos 7 de fevereiro de 1891, o município é extinto por termo judicial e anexado aos municípios de São Francisco(atual Itapajé) e Itapipoca. Os termos da partilha do território de São João do Arraial geraram a questão dos limites municipais da Serra de Uruburetama que perdura até os dias atuais. O município só viria a ser restaurado no dia 28 de julho de 1899, através da lei 526, com a denominação de São João de Uruburetama sendo criada, em 1934, a comarca até hoje existente.

O município de São João da Uruburetama passou a denominar-se Arraial em 20 de maio de 1931, e elevado a categoria de cidade em 28 de julho de 1931. No entanto, essa denominação foi substituída pela de Uruburetama em 1938.[12] Na época, o município compunha-se dos distritos: Uruburetama (sede), Curu (atual São Luís do Curu), Natividade (atual Cemoaba), Riachuelo (atual Umirim) e Tururu. Em 22 de novembro de 1951 o distrito de Curu é desmembrado do município de Uruburetama e elevado à categoria de município com a denominação de São Luís do Curu. No ano de 1963 os distritos de Tururu e Umirim são desmembrados e elevados a municípios. Em 14 de dezembro 1965, o município de Uruburetama adquire os extintos municípios de Tururu e Umirim como simples distritos, tendo sido Umirim restituído a município em 5 de fevereiro de 1985, e Tururu, apenas em 19 de junho de 1987.[13]

Atualmente o município compõe-se dos distritos da Sede, Itacolomy, Santa Luzia, Mundaú e Retiro.

Confederação do Equador
Uruburetama teve sua história marcada na revolução de 1817, quando Tristão Gonçalves de Alencar Araripe convocou um contingente de 800 milicianos na Serra de Uruburetama, liderados por Francisco Barroso de Sousa Cordeiro a fim de buscar apoio das vilas do interior na deposição do Presidente da Província nomeado pelo Império. Porém, enquanto as vilas da Serra de Uruburetama aderiram à revolução, as outras vilas do interior não aceitaram e contra-atacaram. Quando Tristão Gonçalves partiu para o interior para tentar derrotar as tropas legalistas a capital Fortaleza reafirmou sua lealdade ao Império. Muitos morreram em combate, como o próprio Tristão Gonçalves em 1825 em Jaguaretama, mas alguns foram executados na Praça dos Mártires em 1825, como Padre Mororó.
Hidrografia
Açude Mundaú
Açude Mundaú
O município de Uruburetama é cortado por 2 rios o rio Mundaú, e o rio Angelim que pertence à Bacia do Rio Mundaú. A bacia está inserida na grande unidade hidrológica denominada Bacia do Litoral [15]. O rio nasce na localidade de Cabeceiras do Mundaú, no Sítio Pau Amarelo e deságua no município de Trairi na praia de Mundaú percorrendo 160 km desde sua nascente até o encontro com o mar.

Altitude
Atinge 210 metros na sede municipal e 950 metros na Serra de Retiro, o ponto de maior altitude do município de Uruburetama e da [Microrregião de Uruburetama].

Clima
Seu clima predominante é o Tropical Semiárido brando, com temperatura média de 15° a 33°. A pluviosidade é de 1.107,5mm [16]. Devido sua altitude e sua proximidade do mar apresenta pluviometria média maior que a média da região onde está localizada. Na região, o período chuvoso é apenas de fevereiro a abril, possuindo um período seco bem extenso, de junho a dezembro.
Situa-se na região litorânea do estado, com uma distância, em linha reta, de aproximadamente 109,6 km, da capital do estado, Fortaleza, 2347 km da maior cidade do país, São Paulo e 1636 km da capital do país, Brasília. Está localizada na Microrregião de Uruburetama que é pertencente à Mesorregião do Norte Cearense.
Com um PIB, em 2012, de R$ 170.056.000, o PIB per capita do município era de R$8.382. As principais atividades do município de Uruburetama são a Indústria de Transformação (que empregava, em 2011, 1.294 pessoas), a Administração Pública (1.068 empregos em 2011) e o Comércio (278 empregos em 2011).

BRASÃO DO MUNICÍPIO

BRASÃO DO MUNICÍPIO

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Administração Há 13 dia(s)

A gestão da sua margem consignável agora é com a Safe Consig

A gestão da sua margem consignável agora é com a Safe Consig

#AssistênciaSocial Há 32 dia(s)

Implementação da nova Lei de Licitações

Reunião crucial na Câmara Municipal de Uruburetama, com líderes setoriais, discutindo a implementação da nova Lei de Licitações (N° 14.133/2021) por meio de estudos dirigidos.

#Saúde Há 215 dia(s)

Agosto Dourado: um mês de celebração e conscientização sobre a amamentação!

O Governo Municipal de Uruburetama juntamente com a Secretaria de Saúde, segue realizand [...]

#AssistênciaSocial Há 238 dia(s)

SERVIÇO DE ABORDAGEM SOCIAL EM AÇÃO.

A equipe de Abordagem Social do Centro de Referência Especializado de Assistência Social [...]

#Saúde Há 238 dia(s)

Curso básico de Primeiros Socorros

O Governo Municipal de Uruburetama através da Secretaria de Assistência Social por meio [...]

#AssistênciaSocial Há 238 dia(s)

Visitas a localidade de Mundaú com o objetivo de alinhar a ação #entrenoclima

O Governo Municipal de Uruburetama, através da Comissão Intersetorial do Selo UNICEF - a [...]

#Agricultura Há 257 dia(s)

Uruburetama 100% livre da Febe Aftosa

O Governo Municipal de Uruburetama juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Rural [...]

#Saúde Há 257 dia(s)

Um sorriso saudável é motivo de alegria!

O Centro de Odontologia - PSF do Itamaraty está oferecendo atendimento odontológico comp [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito